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Cidades: > * Itaquaquecetuba - SP > Apostila Da Prefeitura De Itaquaquecetuba Professor Titular de Educação Infantil (PTEI)

Professor Titular de Educação Infantil (PTEI)

 

LÍNGUA PORTUGUESA:

Compreensão e interpretação de textos, com domínio das relações morfossintáticas, semânticas, discursivas e argumentativas. Tipologia textual. Coesão e coerência. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Formação e emprego das classes de palavras. Significação de palavras. Sintaxe da oração e do período. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Emprego do sinal indicativo de crase. Processo de comunicação: Intencionalidade Discursiva. Elementos Constituintes da Comunicação. Intertextualidade. Desenvolvimento textual: elaboração de relatórios projetos e planejamentos.

 

ATUALIDADES:

Fatos políticos, esportivos, culturais, econômicos e sociais ocorridos no Brasil e no mundo, veiculados em meios de comunicação de massa, como jornais, rádios, internet e televisão nos últimos 12 (doze) meses anteriores à data de publicação do Edital.

 

CONHECIMENTOS GERAIS EM EDUCAÇÃO/LEGISLAÇÃO:

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990. Artigos 205 ao 2014.

BRASIL. Ministério da Educação ? Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB Nº 5/2009 ? Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação/Secad. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações ÉtnicoRaciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana na Educação Básica. 2004.

BRASIL. Ministério da Educação ? Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB Nº 5/2009 ? Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 2009a.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023. Institui o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 jun. 2023.

BRASIL. Portaria nº 470, de 14 de maio de 2024. Institui a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 14 maio 2024.

BRASIL. Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.

BRASIL. Lei 11.645/08 de 10 de Março de 2008. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Currículo Paulista, SEDUC/Undime SP. São Paulo: SEDUC/SP, 2019.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências.

CNE/CEB (Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica). Resolução Nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.

ECA - BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Organização dos textos, notas remissivas e índices por Juarez de Oliveira. 6a Edição atualizada e ampliada. São Paulo: Saraiva, 1990.

LDB - BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

 

LEIS E DECRETOS MUNICIPAIS:

Lei Orgânica do Município de Itaquaquecetuba/SP.

LEI Nº 3210, DE 24 DE JUNHO DE 2015. "Dispõe sobre aprovação do Plano Municipal Decenal de Educação, para o decênio 2016/2025, na forma a seguir especificada, e adota outras providências?.

Lei Complementar Nº 280 de 11 de dezembro de 2015, Dispõe sobre o Estatuto e o Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público do Município de Itaquaquecetuba e dá outras providências.

Lei Complementar Nº 64 de 26 de dezembro de 2002. Dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Itaquaquecetuba - SP.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAQUAQUECETUBA. Decreto nº 7488, de 15 de agosto de 2017. Aprova o Regimento Comum das Escolas Municipais de Itaquaquecetuba. Itaquaquecetuba, SP. 15 ago. 2017.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAQUAQUECETUBA.Decreto nº 7.724, de 16 de julho 2019. "Dispõe sobre a regulamentação do registro e controle da frequência dos servidores públicos dos órgãos e repartições da Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba e dá outras providências".

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAQUAQUECETUBA. Decreto nº 7682, de 09 de abril de 2019. "Estabelece a Política de Educação Integral em atendimento ao Programa Escola em Tempo Integral, no Sistema Público Municipal de Ensino do Município de Itaquaquecetuba e dá outras providências."

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAQUAQUECETUBA. Decreto nº 8.271, de 29 de setembro de 2023. "Estabelece a Política de Educação Integral em atendimento ao Programa Escola em Tempo Integral, no Sistema Público Municipal de Ensino do Município de Itaquaquecetuba e dá outras providências."

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAQUAQUECETUBA. Instrução Normativa Nº 43, DE 03/12/2021. ?Organiza o funcionamento das Classes de Atendimento Educacional Especializado, atendimento ao Público-Alvo da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e atribuições dos professores envolvidos no Sistema Municipal de Ensino.?

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAQUAQUECETUBA. Decreto nº 7.740, de 04 de setembro de 2.019."Dispõe sobre a retificação da Ementa e do Art. 1º, do Decreto nº 7.724, de 16 de julho de 2.019".

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Garantia dos direitos de bebês e crianças, acolhimento, Desenvolvimento da criança na primeira infância; O jogo, o brinquedo e a brincadeira no desenvolvimento da educação infantil; Consciência fonológica na Educação Infantil; Documentação Pedagógica; Avaliação na Educação Infantil; O processo de apropriação da língua escrita e o letramento na Educação Infantil; A organização dos espaços, tempos e materiais. Microtransições, contextos investigativos, papel do professor na educação infantil, concepção de criança e infância, o brincar livre, o brincar heurístico, escutas infantis, respeito ao ritmo das crianças e especificidades, garantia dos direitos de bebês e crianças, abordagens participativa, relações étnicos raciais e diversidade na educação infantil.

 

Referências Educação Infantil

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Coleção Leitura e escrita na educação infantil - 1.ed.- Brasília: MEC/SEB, 2016. Caderno 6 pg. 13 a 38, 81 a 115 e Caderno 5 pg. 11 a 50. BRANDÃO, A. C. P.; ROSA, E. C. de S. (Orgs.). A aprendizagem inicial da língua escrita com crianças de 4 e 5 anos: mediações pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2021. Capiítulos 1, 2 e 3.

BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, Ester Calland de Souza (Org.). Ler e escrever na Educação Infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. Capítulos 1, 2 e 3. CAVALLEIRO, Eliane. Do silêncio do lar ao silêncio escolar (6 edição. São Paulo. Contexto, 2024 FOCHI, Paulo. Vida cotidiana e microtransições. In: FOCHI, Paulo (org). Vida Cotidiana e microtransições: narrativas pedagógicas das escolas do Observatório de Cultura Infantil ? OBECI. São Paulo: Diálogos Embalados, 2023. ? Apresentação e Capítulo 1.

FREIRE, Paulo. A importância de ler. In: ______. A importância de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Cortez, 1989

FRIEDMANN, Adriana. Abrir-se à escuta das vozes infantis. 1 ed. ? São Paulo : Phorte, 2023.? capítulo 7

FRIEDMANN, Adriana .A vez e a voz das crianças - Os essenciais da infância: para início de conversa. Pg 30 a 45.

GOLDSCHMIED, Elinor (Autor), JACKSON, Sonia (Autor). Educação de 0 a 3 Anos: O Atendimento em Creche. 2. Edição ? Porto Alegre: Grupo A, 2006. Pg. 147 a 160

GONZALEZ-MENA Janet EYER O cuidado com os bebês e crianças pequenas na creche. Ed. AMGH Porto Alegre RS. 2014. ( capítulos 3 a 11)

HORN, Maria da Graça Souza. Sabores, Cores, Sons, Aromas: A Organização dos Espaços na Educação Infantil. Penso. 1ª edição. 2004

KISHIMOTO, T. M. (Org.) Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 2001. Capítulo 1.

OLIVEIRA-FORMOSINHO Júlia; PASCAL, Christine. Documentação pedagógica e avaliação na educação infantil. Penso, 2019.

OSTETTO, Luciana Esmeraldo. (Org.). Registros na educação infantil: pesquisa e prática pedagógica. Campinas: Papirus, 2017. Pg 19 a 54.

MORAIS, Artur Gomes de. Consciência fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização. São Paulo: Contexto, 2016. Capítulos 1 e 2.

SOARES, Magda. alfabetização e Letramento.São Paulo: Contexto, 2024. Pg. 137 a 144.

 

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