PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL II ? (OFICINAS CURRICULARES)
Língua Portuguesa:
Compreensão global do texto; identificação de ideias principais e secundárias; inferência de informações implícitas; intertextualidade e relações entre textos. Texto narrativo, descritivo, dissertativo, injuntivo, argumentativo, técnico-científico e jornalístico; estrutura e características de cada gênero. Regras do Novo Acordo Ortográfico; uso correto de SS, Ç, X, CH, S e Z; palavras homônimas e parônimas; hifenização. Uso correto da vírgula, ponto final, ponto e vírgula, dois-pontos, travessão, aspas, parênteses e reticências. Estrutura e formação das palavras; substantivos (tipos e flexões), adjetivos (graus e locuções adjetivas), pronomes (tipos e colocação), verbos (modos, tempos, regência, vozes verbais), advérbios, preposições e conjunções. Termos essenciais, integrantes e acessórios da oração; sujeito e predicado; regência verbal e nominal; concordância verbal e nominal; uso correto da crase. Coordenação e subordinação; tipos de orações coordenadas e subordinadas; análise sintática do período composto. Metáfora, metonímia, hipérbole, ironia, eufemismo, antítese, pleonasmo; funções da linguagem (emotiva, referencial). Ambiguidade e polissemia; conotação e denotação; sinonímia e antonímia; variação linguística. Uso de conectivos e operadores argumentativos; paragrafação e organização lógica do discurso; clareza e concisão no texto.
Matemática:
Números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais; operações e propriedades dos conjuntos numéricos. Expressões numéricas e algébricas; produtos notáveis (quadrado da soma, quadrado da diferença, produto da soma pela diferença); fatoração de polinômios. Equações do 1º e 2º grau; sistemas de equações lineares; inequações do 1º e 2º grau. Função do 1º grau e 2º grau; função modular, exponencial e logarítmica; gráficos de funções. Progressão Aritmética (PA) e Progressão Geométrica (PG); soma dos termos de uma PA e PG. Porcentagem e aplicações práticas; juros simples e compostos; taxas de variação. Regra de três simples e composta; regra do produto e soma; divisão proporcional; escala e mapas. Razões trigonométricas (seno, cosseno e tangente); círculo trigonométrico; leis dos senos e dos cossenos. Propriedades de triângulos, quadriláteros e polígonos; Teorema de Pitágoras; perímetro e área de figuras planas; sólidos geométricos e cálculo de volume.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
LEGISLAÇÃO:
BEBEDOURO. Lei nº 2.693, de 26/08/1997. Regime Jurídico dos Funcionários e Servidores Públicos do Município de Bebedouro.
BEBEDOURO. Lei nº 4.072, de 30/12/2009. Dispõe sobre a reestruturação do Plano de Carreira dos profissionais da Educação do Município de Bebedouro.
BEBEDOURO. Lei nº 5.000, de 23/06/2015. Aprova o Plano Municipal de Educação.
Constituição Federal de 1988 ? Capítulo III ? Seção I - Da Educação: arts. 205, 206, 208, 210, 211, 212, 212-A e 214.
Lei nº 8069, de 13 de julho de 1990 ? Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Título I ? Das Disposições Preliminares; Título II ? Dos Direitos Fundamentais ? Capítulos I a V, Título III ? Da prevenção; Livro II (Parte Especial) Título I ao Título V.
Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009 ? Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil.
Parecer CNE/CEB n.º 20/2009, aprovado em 11/11/2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
Resolução CNE/CEB n° 4, de 13 de julho de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica.
BRASIL, Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos.
Lei Federal 13.146/15. Lei Brasileira de Inclusão.
LDB - BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 que Estabelece diretrizes e bases da educação nacional. Brasília; 1996.
LIVROS:
BARBOSA, Mana Carmem S.; HORN, Mana G. S. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2007.
DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. São Paulo: Panda Books, 2020.
EDWARDS, C; GANDINI, L; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emília na educação da primeira infância. Trad.: Dayse Batista, Porto Alegre; Penso, 2016. V. 1
HORN, Maria da Graça Souza. Sabores, cores, sons, aromas: a organização do espaço na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.
LE BOULCH, J. O desenvolvimento psicomotor do nascimento até os 6 anos ? consequências educativas: a psicocinética na idade pré-escolar. Porto Alegre: Artmed, 2001
OLIVEIRA, Zilma Ramos de (Org.) O trabalho do professor na Educação Infantil. São Paulo, Ed. Biruta, 2012.
REAME, Eliane... [et al.]. Matemática no dia a dia da Educação Infantil: rodas, cantos, brincadeira e histórias. São Paulo: Livraria Saraiva, 2012.
Para maiores informações, por favor visite a página do fabricante .